Indicação Geográfica do bordado do Seridó aguarda aval do INPI

Bordados da região do Seridó aguardam aval do INPI

Indicação Geográfica do bordado do Seridó aguarda aval do INPI
Giovanni Sergio

O pedido de Indicação Geográfica do bordado do Seridó teve início em 2011. Estudo comprova a relação da tipologia com a identidade da região

Após a concessão de Indicação Geográfica do Melão de Mossoró, o estado poderá contar com um segundo produto certificado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) . Já está em andamento o processo de pedido para registro de Indicação Geográfica do tradicional Bordado do Seridó.

O trabalho realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Nortejunto às bordadeiras da Região do Seridó para pleitear a Indicação Geográfica teve início em 2011. Foi realizado estudo que comprova a relação do bordado com a identidade da região. A expectativa é de que ainda no próximo ano as bordadeiras sejam contempladas com o certificado.

Segundo a gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional, Hulda Oliveira, a Indicação Geográfica é tratada como prioridade. Para isso, a entidade acaba de aprovar projeto que prevê investimento na ordem de R$ 8 milhões para apoio ao mecanismo que prevê proteção e promoção local.

“Vamos investir nos próximos dois anos um total de R$ 8 milhões através do apoio a novas Indicações Geográficas e àquelas já existentes. Temos o tema como prioridade, pois sabemos da importância que uma IG representa”, destaca. Desde 2008, o Sebrae desenvolve o trabalho de apoio aos registros de Indicação Geográfica. Ao todo, 17 pedidos foram feitos junto ao INPI, com a concessão a onze deles.

A Indicação de Procedência do Melão de Mossoró é a 12ª Indicação Geográfica concedida pelo INPI na região Nordeste. Número que, segundo o chefe da Regional Nordeste da entidade, Alberto Moreira, ainda é pequeno. Segundo ele, apesar do potencial existente, a cultura de disseminação do tema precisa ser mais difundida.

“O apoio de entidades como o Sebrae está sendo decisivo para que possamos melhor disseminar o tema da Indicação Geográfica. Mas ainda precisamos ter de forma mais presente a cultura de disseminação do tema, pois temos um grande potencial e um número pequeno de concessões”, avalia.

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Texto: Sandra Monteiro

Publicado em 05/11/2013 – Sebrae.

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