Publicado em 26/08/2013, via INPI:
Informação de patentes em debate no INPI durante o workshop Patent Analytics
Começou no dia 26 de agosto o workshop Patent Analytics, organizado pelo INPI e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), no Rio de Janeiro. Na sessão de abertura, o diretor da Divisão de Acesso a Informação e Conhecimento da entidade internacional, Alejandro Roca Campaña, destacou a diretriz do órgão de desenvolver ferramentas que facilitem o acesso, a interpretação e o uso das informações de patentes.
Desde 2009, essa é uma prioridade da OMPI, segundo Campaña. Uma das ações na área são os relatórios sobre patentes em setores específicos. Já o diretor de Patentes do INPI, Julio Cesar Moreira, antecipou que o Instituto está estruturando um banco de dados mais robusto, na intenção de prestar informações de patentes mais detalhadas.
Para ele, a expectativa é que o Patent Analytics contribua para essas e outras iniciativas que levem o Brasil a obter resultados mais satisfatórios em PI, promovendo o ambiente propício ao desenvolvimento econômico e social.
O Patent Analytics vai até o dia 28, debatendo temas como os tipos e objetivos de relatórios de patentes, os cenários em produtos farmacêuticos, a experiência do escritório filipino da OMPI na prestação de informações tecnológicas e o panorama de ferramentas de busca comerciais e gratuitas.
Fonte: http://www.inpi.gov.br/