INPI discute sobre marca coletiva e entrega certificado para Amorango

Publicado em 16/09/2013, via INPI:

Evento discute vantagens da marca coletiva e entrega certificado para Amorango

O INPI entregou, no dia 13 de setembro, o certificado de Marca Coletiva à Associação dos Agricultores Familiares Produtores de Morango de Nova Friburgo (Amorango). No evento, foi discutida a vantagem social e econômica da Marca Coletiva, além de um novo projeto na área para a região do Alto Camaquã, que inclui seis municípios do Rio Grande Sul produtores de lã, madeira, couro e outros produtos.

Pablo Regalado, da Diretoria de Marcas do INPI, explicou que Marca Coletiva é a identificação de produtos ou serviços produzidos por membros de uma determinada associação ou cooperativa. O pedido deve ser feito sempre por essa entidade representativa.  Entre as vantagens da Marca Coletiva, estão a redução dos gastos com propaganda e marketing e a facilidade de entrada em novos mercados.

Segundo Fernando Hottz, produtor e presidente da Amorango, o produto identificado pela Marca Coletiva ganha maior credibilidade do mercado e, com o tempo, dos consumidores, o que facilita a comercialização.

O Sebrae apoiou a Associação, que já conta com 18 famílias, no processo de criação da Marca Coletiva e, atualmente, atua dando suporte para que a Amorango possa seguir com seu trabalho. “Há, anualmente, encontros técnicos com todos os membros da Associação, em que são apresentadas novas tecnologias de produção”, conta Márcia Moreira, representante do Sebrae.

Alto Camaquã

No encontro, Marcos Borba, da Embrapa, falou sobre o projeto de criação da Marca Coletiva para o Alto Camaquã. Segundo ele, a proposta é agregar valor à região para que se torne polo fornecedor de matéria-prima para a indústria. São 17 associações de produtores, comprometidas em desenvolver economicamente a região de baixa renda.

O INPI concedeu até hoje 85 Marcas Coletivas, sendo 69 brasileiras e 16 estrangeiras. De 2010 até o momento, houve um aumento de 39% nos pedidos.

Fonte: http://www.inpi.gov.br/