INPI entrega Indicação de Procedência para Produtores do “melão de Mossoró”

Produtores do “melão de Mossoró” recebem certificado de Indicação de Procedência

INPI entrega Indicação de Procedência para Produtores do “melão de Mossoró
Alberto Moreira da Rocha (à esq.) entrega o certificado para Luiz Roberto Maldonato Barcellos. Foto: Fred Veras/Divulgação Sebrae RN

O INPI entregou nesta terça-feira (05/11) o certificado de Indicação de Procedência para a região de Mossoró (RN), atestando o reconhecimento da localidade como produtora do “melão de Mossoró”. O registro foi concedido ao Comitê Executivo de Fitossanidade (COEX), que congrega fruticultores do Rio Grande do Norte. Segundo a entidade, a Indicação de Procedência dará exclusividade, identidade e maior visibilidade ao produto, permitindo o aumento das exportações e a conquista de novos mercados, como o da América do Norte e da Ásia.

Na cerimônia realizada na sede do Sebrae na cidade, estiveram presentes Alberto Moreira da Rocha, chefe da regional do INPI no Ceará; Maria Leonice de Freitas, diretora do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte; o subsecretário de Trabalho, Turismo, Indústria e Comércio de Mossoró, Francisco Cipriano de Paula Segundo; o diretor superintendente do Sebrae RN, José Ferreira de Melo Neto, e o presidente do COEX, Luiz Roberto Maldonato Barcellos.

De acordo com Barcellos, o próximo passo do COEX será constituir uma comissão interna para criar e controlar o uso dos critérios técnicos para aplicação do selo de Indicação de Procedência, assim como verificar os produtores habilitados a utilizá-lo.

Uma das principais vantagens naturais da região de Mossoró é que ela se encontra sobre um dos solos mais férteis do Brasil, e ainda possui aquíferos de grande vazão. É a combinação da qualidade do solo com o benefício da irrigação que torna possível a produção em larga escala de frutas tropicais.

A importância da Indicação de Procedência (uma modalidade de Indicação Geográfica) para a região produtora é que esta recebe uma espécie de “atestado” de que seu nome se tornou conhecido por produzir, extrair ou fabricar determinado produto ou prestar determinado serviço.

Publicado em 05/11/2013 – INPI.

Fonte: http://www.inpi.gov.br/