Brasileiras destinam US$ 14 bi ao ano na gestão de marcas, diz OMPI
As empresas brasileiras destinam cerca de US$ 14 bilhões por ano na gestão de suas marcas, segundo a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), que publica hoje relatório sobre o tema.
Nove companhias brasileiras fazem parte do ranking das 500 com maior valor de marcas, portanto com melhor reputação nos mercados: Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Petrobras, Pão de Açúcar, Vivo, Vale, Oi e Braskem.
Conforme a OMPI, o Banco do Brasil tem a marca mais valiosa em relação ao valor da companhia. A marca vale US$ 9,8 bilhões, enquanto o valor da instituição é estimado em US$ 36,8 bilhões, ou seja, uma proporção de 27%.
Globalmente, as empresas através do mundo destinam cada ano cerca de US$ 500 bilhões na gestão de marcas, montante que supera os investimentos em pesquisa e de desenvolvimento, desenhos e modelos.
Texto: Assis Moreira.
© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. .
Publicado em 14/11/2013.
Fonte: VALOR