Instituto Nacional de Propriedade Industrial divulga balanço de 2013.
Maioria dos acionamentos ao Inpi vem dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Acesse o relatório anual completo.
Um importante canal de comunicação com o público externo, a Ouvidoria do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) preparou um relatório com dados estatísticos e informações gerenciais para traçar um balanço das demandas recebidas em 2013.
No último ano, iniciou-se a classificação das mensagens por “subassunto” que possibilitou fornecer às áreas um diagnóstico mais aproximado do que o usuário demanda da Ouvidoria do Inpi.
No ano passado, os temas mais recorrentes nos atendimentos da Ouvidoria foram: atendimento da área técnica; demora na concessão do registro; demora na publicação do pedido de registro de marcas; demora na análise do processo; demora na expedição de certificado de registro; demora na resposta do Fale Conosco; arquivamento de pedido de registro; demora na atualização da base de dados/site.
Em relação às demandas é relevante analisar a procedência das mensagens por cada estado do País. A maioria dos acionamentos vem dos estados de São Paulo (268 mensagens) e Rio de Janeiro (226 mensagens), que representam 37% e 31% do total, respectivamente. Os outros 32% das mensagens estão distribuídos por diversos estados do País.
As mensagens recebidas por meio do “Sistema Ouvidoria” constituem 97,92% do total dos acionamentos. Os contatos realizados pelos demais canais de comunicação (carta, fax, pessoalmente) são lançados posteriormente neste mesmo sistema, com o objetivo de garantir a segurança das informações, facilitar sua localização e para que possam ser incorporados às estatísticas das áreas respectivas.
Acesse o relatório completo.
Publicado em 17/03/2014.
Fonte: Portal Brasil