ABPI desenvolve plano para expansão nacional.
A expansão da ABPI no País, por meio da abertura de representações seccionais nos estados, ganhou novo impulso com o projeto estratégico de atuação das Representações Seccionais aprovado, na ultima quinta-feira, 29, durante a reunião do Comitê Executivo/Conselho Diretor (CE/CD) da entidade. O projeto, apresentado pelo representante gaúcho e coordenador adjunto, Fabiano de Bem da Rocha, prevê a elaboração de um regimento interno para as seccionais, estabelecendo uma linha mestra para atribuições, estrutura administrativa e modus operandi.
Segundo Ricardo Pinho, mentor do projeto, e também coordenador das Representações Seccionais, o maior objetivo estratégico é expandir as atividades da ABPI para os estados onde a entidade não tem presença física. “O trabalho está sendo pensado para divulgar a ABPI e a importância da Propriedade Intelectual além do eixo Rio-São Paulo”, explica ele. Neste sentido, o regimento a ser elaborado servirá como suporte para a atuação das seccionais na promoção de eventos em parceria com universidades, associações comerciais, federações de indústrias e nas várias esferas locais do Poder Judiciário.
No item do projeto voltado para divulgar a ABPI e, vis-à-vis ampliar sua base de associados, o documento propõe a promoção de concursos acadêmicos para estudantes de graduação, pós-graduação e jovens profissionais, oferecendo como atrativo, entre outros, acesso facilitado aos seminários e workshops da ABPI. Nos eventos em parcerias com entidades locais, de acordo com o projeto, é incentivada a participação de membros do CE/CD, do Comitê Empresarial ou das Comissões de Estudos da ABPI. Nesta linha é que está sendo prevista a participação de Daniel Adensohn de Souza, co-coordenador da Comissão de Estudos de Direitos da Concorrência da ABPI no evento denominado “Temas Atuais sobre a Interface entre o Direito da Concorrência e a Propriedade Intelectual”, a ser realizado entre os meses de junho e julho pela Seccional gaúcha em conjunto com a Comissão Especial de PI da OAB-RS.
Alçar a ABPI em âmbito nacional por meio da ampliação de suas seccionais e, por extensão, difundir a temática da Propriedade Intelectual já constava no plano de trabalho da presidente da entidade Elisabeth Kasznar Fekete, explicitado durante seu discurso de posse em dezembro do ano passado. A nova gestão inaugurou seccionais no Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul que, ao lado das representações da Bahia, Paraná e Pernambuco, ampliaram o espectro de atuação da ABPI. Recentemente, para ficar num exemplo, a seccional de Pernambuco, sob o comando de Ticiano Gadelha, organizou ao lado da Ordem dos Advogados local (OAB-PE) o 1º Nordeste Trends, no Empresarial Square, em Maceió.
Texto: Rubeny Goulart
Publicado em 02/06/2014.
Fonte: ABPI