Representantes do INPI participam do Congresso da CNI — Foto: Marcelo Del Rei /INPI
O INPI participou do 5º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com um estade para atendimento aos 600 empresários e líderes empresarias que se reuniram, no dia 3 de setembro, em São Paulo.
O congresso, com apoio do Sebrae, apresentou processos inovadores de 22 grandes empresas e consolidou algumas conclusões. Entre elas, empresários e especialistas afirmam que, para inovar, é preciso formar redes, educação e programas de governo eficientes.
Além da apresentação dos resultados obtidos pelas empresas que investem em projetos inovadores, o 5º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria é palco para o anúncio de medidas de incentivo ao desenvolvimento de novos produtos e processos no Brasil.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse que, ainda neste mês, o governo anunciará a existência de 120 mil vagas dentro do programa Pronatec Brasil Maior, que oferece cursos de formação profissional para trabalhadores da indústria.
Pimentel afirmou também que o Brasil possui atualmente “a maior quantidade de instrumentos disponíveis para promover a inovação”. “Nunca houve um momento com tantas ferramentas e instrumentos em funcionamento em benefício da inovação. Isso tudo começou com o empenho do empresariado brasileiro em criar a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI)”, lembrou.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, citou, por sua vez, a publicação na edição desta terça-feira do DOU de decreto que permite o funcionamento da Embrapii. E informou, ainda, que o governo anunciará, em breve, um programa específico para a biotecnologia.