Países sulamericanos e árabes definem agenda de cooperação em PI

Publicado em 27/06/2013, via INPI:

Representantes de oito países sulamericanos e nove árabes definiram nesta quinta-feira, 27 de junho, uma agenda de cooperação na área de propriedade intelectual (PI) para os próximos dois anos, com quatro reuniões a serem realizadas em 2014. Participaram do evento representantes de: Arábia Saudita, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Iêmen, Líbia, Marrocos, Omã, Palestina, Paraguai, Peru, Sudão, Tunísia e Uruguai.

A definição ocorreu ao fim do 2º Fórum Interregional para Chefes de Escritórios de Propriedade Intelectual de Países Árabes e Sulamericanos, no Rio de Janeiro, organizado numa parceria entre o INPI, a Liga dos Estados Árabes e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

Com vistas ao futuro, que aponta para um sistema de propriedade intelectual mais integrado, as principais áreas de cooperação definidas são: suporte à infraestrutura global de tecnologia da informação (o que inclui o uso de novos sistemas); o treinamento de examinadores em marcas, patentes e indicações geográficas, entre outros; o fomento do sistema de inovação e as políticas de propriedade intelectual (estimulando o uso da PI como forma de estimular o desenvolvimento econômico); e a criação de Academias e Centros de Treinamento, com o objetivo de ampliar o ensino e o conhecimento na área.

Para construir ações concretas nestas áreas, árabes e sulamericanos devem realizar quatro reuniões em 2014: uma em janeiro ou fevereiro, na Arábia Saudita ou Omã, para discutir a cooperação em patentes; outra em março ou abril, no Equador, para debater a disseminação em PI; e mais duas, na OMPI, em Genebra (Suíça), em setembro, durante as Assembléias Gerais, para debater legislações e tratados e outra entre dirigentes dos escritórios nacionais. As três primeiras devem incluir técnicos dos países.

Fonte: http://www.inpi.gov.br/