ABPI enfatiza o foco para a inovação nacional

Nova presidente da ABPI destaca o foco da entidade para a inovação nacional. 

ABPI

O incentivo às áreas de Educação, Inovação, Tecnologia e Pesquisa, ao papel da propriedade intelectual na competitividade da indústria e comercio brasileiros e na atração de investimentos e à ampliação do diálogo, principalmente com o INPI, foram destaques no discurso de posse, ontem, da nova presidente da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), a advogada Elisabeth Kasznar Fekete, em almoço no hotel Windsor Atlântica, no Rio. O evento foi prestigiado por um público de cerca de 200 convidados, entre membros do Poder Executivo e Judiciário, representantes empresariais, advogados e agentes de Propriedade Intelectual.

Elisabeth enfatizou que a ABPI considera relevante o impacto do sistema educacional e de todos os demais fatores ligados à competitividade da indústria na promoção de inovação e apoiará iniciativas que tenham por objetivo ampliar a geração e proteção de bens de propriedade intelectual no Brasil. “Os interesses do país são melhor atendidos quando o sistema educacional, em todos os níveis, é adequado e moderno para os desafios da atualidade, além de integrado aos sistemas jurídico, administrativo, econômico e tributário. Dentro deste contexto, pode ser criado um ambiente profícuo para que novos investimentos promovam inovações de valor para empresas, sociedade e toda a nação”, disse a nova presidente da ABPI, sócia sênior do escritório Kasznar Leonardos Propriedade Intelectual.

Para ampliar ainda mais o alcance da ABPI, uma das medidas anunciadas pela nova presidente da ABPI, foi a abertura de novas representações seccionais da entidade. A partir de 2014 a ABPI contará com representantes atuando nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal somando esforços com os trabalhos desenvolvidos pelas seccionais já existentes no Paraná, Pernambuco e Bahia.

Outra ação que mereceu destaque no discurso da nova Presidente foi a inauguração oficial do Escritório da ABPI em São Paulo para o final de Janeiro de 2014. Este foi um projeto inovador elaborado e executado pela gestão do então Presidente Luis Henrique do Amaral, que teve por objetivo levar para a maior metrópole brasileira uma atuação mais próxima da entidade. O espaço já possibilita a ação do Centro de Soluções e Disputas da ABPI na área de nomes de domínio na internet. Em breve também será usado para atividades da Câmara de Mediação, além de atividades de capacitação e reuniões da entidade.

Elisabeth ressaltou ainda a importância do Comitê Empresarial da ABPI, que hoje reúne mais de 50 empresas e seu compromisso em fortalecer sua ampliação e atuação incluindo uma maior aproximação com as 13 Comissões de Estudo da entidade. O que a nova presidente espera com o aumento desta sinergia é um aumento da capacidade da entidade em formular estudos e propostas estratégicos para os detentores de bens de Propriedade Intelectual contribuindo pró-ativamente para o avanço e discussões sobre o sistema de PI no país.

Por fim, a nova Presidente disse está honrada com a confiança recebida dos membros da ABPI para liderar e vencer os desafios que estão por vir. Ela convidou todos para colaborar com a formulação e desenvolvimento das atividades que irão certamente redundar em mais uma gestão de sucesso para a entidade.

Texto: Rubeny Goulart

Publicado em 17/12/2013.

Fonte: ABPI