UEPG protocola pedido de registro de Desenho Industrial no INPI

Universidade de Ponta Grossa registra primeiro desenho industrial junto ao INPI

UEPG protocola pedido de registro de Desenho Industrial no INPI
Imagem: UEPG / Reprodução

A Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) protocolou seu primeiro pedido de registro de Desenho Industrial junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Trata-se de tecnologia para um novo tipo de implante mamário, desenvolvida pelo professor do curso de Medicina da UEPG e cirurgião plástico Ralf Berger.

O novo tipo de implante mamário de silicone se destaca pelo ponto de maior projeção, coincidente com o centro da base do implante. De acordo com o responsável pelo Escritório da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, Angelo Luiz Maurios Legat, uma vez assegurada a proteção do desenho industrial junto ao INPI, a Agipi/UEPG vai trabalhar na prospecção de empresas do ramo de cirurgia plástica para oferecer essa nova tecnologia para sua inserção no mercado.

Angelo Legat explica que há diferenças entre Patente de Invenção e o Desenho Industrial. O pedido de patente é a forma mais usual de proteção dos direitos da propriedade industrial, com validade por 20 anos. Já o desenho industrial possui período de proteção por 10 anos, prorrogáveis por períodos de 5 em 5 anos, até o máximo de 25 anos.

Segundo ele, o Desenho Industrial é considerado também como uma importante ferramenta estratégica. Em alguns segmentos de negócios, tão importante quanto a marca ou a tecnologia é o design (a forma ornamental) que o produto apresenta. “Esse tipo de registro é essencial para que se evitar cópias dos produtos”.

Desenho Industrial se define como a forma plástica ornamental de um objeto ou conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto, proporcionando visual novo e original na sua configuração externa, e que possa servir de tipo de fabricação industrial.

BALANÇO – O diretor da Agipi, João Irineu de Resende Miranda, destaca que o trabalho realizado por Angelo Legat durante o exercício de 2013 permitiu avanços significativos no desenvolvimento das ações da agência. “O trabalho foi muito intenso, rendendo muitos frutos para a instituição”, diz, observando que o melhor momento da Agipi, neste ano, se deu em relação aos Acordos de Desenvolvimento de Novas Tecnologias. “Foram firmados 12 acordos para transferência de tecnologia, entre os quais a assinatura do primeiro contrato de licenciamento de uma patente da UEPG, com a empresa Zero Resíduos, para reciclagem de embalagens longa vida, um fato histórico para a instituição”, disse.

Publicado em 11/12/2013 .

Fonte: Governo do Paraná

Imagem: UEPG